segunda-feira, 9 de abril de 2012

Resposta da idade das filhas

     O problema sobre a idade das filhas é bem interessante e intrigante, se você ainda não conhece o problema então não leia, clique aqui e tente resolver o enigma antes de ver a resposta.

Solução:

     Quando os dois amigos se encontram, João e Carlos, João diz a Carlos que multiplicando a idade de suas filhas o resultado é 36 e que a soma das idades das meninas é o número da casa de Carlos. Somente com esses dados Carlos seria capaz de descobrir a idade das filhas de João. Vejamos a seguinte tabela:


     Nesta tabela temos a idade de cada filha, onde o produto das idades é 36, porém note que a soma varia. Carlos não sabia a idade das filhas de João, pois existia mais de uma soma igual, ou seja, o número da casa de Carlos era 13, caso fosse por exemplo 38, Carlos teria a certeza de que as idades seriam neste caso 1, 1 e 36. 
    Como Carlos não consegue saber ao certo a idade das meninas, só resta a possibilidade da soma das idades se repetirem. Daí Carlos replica que ainda falta um dado para descobrir as idades das filhas de João, pois persiste na dúvida das idades e se encontra entre (1,6,6) e (2,2,9). 
     A dica final, dá a certeza a Carlos, pois João diz que a filha mais velha toca piano, logo precisa existir uma filha mais velha e daí, por exclusão, as idades das filhas de João são 2, 2 e 9 anos.

1 comentários:

André mussel disse...

Bem interessante esse problema.

Postar um comentário

 
;